O que é autocuidado para você? Para uns é um dia de descanso, comer algo gostoso ou maratonar a série preferida. Para outros é tomar um banho de sol, passar um creme cheiroso, fazer uma meditação guiada e depois aquele ritual de skincare e cuidados com a pele.
Sabia que no dia 24 de julho é comemorado o dia do autocuidado? Isso mesmo, existe um dia só para celebrar esse ritual tão especial. Como você vai comemorar?
Seja lá como você comemore, dançando ou meditando, o que importa mesmo é você estar com você mesma, aproveitando cada segundo.
E para comemorar esse dia tão especial, convidamos a Lerrine Mewes (@cria.e.cura) para nos brindar com uma linda meditação guiada focada no autocuidado.
Em um vídeo rápido e leve, a gente vai relaxar e mentalizar palavras fortes e direcionadas para potencializar todo o nosso ritual de beleza, energia e cuidado com nós mesmas. Só sentar confortavelmente, dar o play, fechar os olhos e se entregar.
Está muito legal (eu já tô até sentada na posição de lótus).
Mas quais são os benefícios da meditação guiada para a minha pele?🤔
Vamos lá, para começo de conversa, de todas as técnicas utilizadas para alívio do estresse e ansiedade, a meditação é de longe a mais eficaz, utilizada a milhares de anos.
Observações científicas mostraram que a pele tem sua resistência aumentada em virtude do estado de calma causado pela meditação. Em estado de tensão, as glândulas sudoríparas e sebáceas da pele aumentam a atividade, deixando sua superfície úmida e, portanto, oferecendo menos resistência à passagem de corrente elétrica. No estado de tranquilidade, a produção de suor e gordura se normaliza e a pele volta a ter resistência.
Existe também uma flutuação espontânea de corrente elétrica na pele, que é modificada pela meditação.
As pessoas comuns produzem cerca de 34 flutuações de mais de 100 ohms por período de repouso de dez minutos. Em pesquisa científica, os meditantes produziram menos de dez flutuações no mesmo período.
Isso indica que há uma tendência à estabilidade autônoma nas pessoas que praticam regularmente a meditação e assegura uma recuperação mais rápida na adaptação a um estresse repentino.
Os não meditantes levam mais tempo para se recuperar de um evento traumático, o que faz com que o desequilíbrio produzido por um estresse, se junte ao produzido pelo fato seguinte e assim sucessivamente, deixando-os cada vez com menos defesa.
E você, já medita? Conta pra gente como é a sua experiência e o que achou da nossa meditação guiada.