Rotina de cuidados com a pele para rejuvenescimento

Provavelmente você já ouviu falar ou segue uma rotina de skincare, um tema que ficou ainda mais forte no período da quarentena do covid-19 devido ao maior tempo que passamos em casa, que tornou mais fácil seguir uma rotina de cuidados com a pele.

Rotina de cuidados com a pele para rejuvenescimento

Mas o que é o skincare?

O skincare nada mais é do que um termo inglês que significa rotina de cuidados com a pele e que inclui um conjunto de etapas realizadas com produtos diversos de acordo com as necessidades e o seu tipo de pele.

Mas afinal de contas, qual o objetivo do skincare?

O objetivo de uma rotina de cuidados com a pele é cuidar da saúde e beleza da sua pele. E para isso os objetivos podem variar e ser traçados de acordo com o seu tipo pele e suas necessidades. Como assim? Uma pele oleosa e acneica, por exemplo, deve ser tratada com produtos adequados para controle de oleosidade e tratamento da acne. 

Apesar de existirem necessidades diversas, no fim o que todo mundo deseja é ter uma pele bonita, não é mesmo?

E para manter essa beleza por mais tempo, temos que lidar com algo que é impossível parar: o tempo e com ele o envelhecimento! Lógico que envelhecer é um processo natural, inevitável e que nos traz uma maturidade maravilhosa sobre a vida. Mas infelizmente, com ele surgem diversos sinais que deixam nossa aparência mais envelhecida e cansada, como as temidas rugas, linhas de expressão e flacidez.

E por mais que o envelhecimento seja um processo natural do nosso corpo, atire a primeira pedra quem não quiser chegar aos 50 anos com uma pele de 20! 

E você? O que deseja para sua pele?

Ficou com dúvidas sobre quando devemos iniciar uma rotina de cuidados com a pele para mantê-la mais jovem?

Uma rotina de skincare realizada com os produtos certos e com regularidade é fundamental para a saúde e jovialidade da pele. E não se engane achando que uma rotina para manter a pele mais jovem é algo destinado apenas as mulheres mais maduras. 

Pois grande parte dos temidos sinais de envelhecimento, como rugas, flacidez e linhas de expressão, são advindo de efeitos cumulativos ao longo da vida, sobretudo aqueles ocasionados pelo sol, estilo de vida e hábitos alimentares. Além da genética, que não perdoa…

Portanto, quanto mais cedo você começar, melhor! Logicamente usando os produtos adequados e uma quantidade de etapas conforme sua faixa etária. Como assim? Se você tem 25 anos, por exemplo, sua rotina de cuidados com a pele não vai ser exatamente a mesma de uma mulher de 60 anos. O que muda principalmente são os tipos de produtos a serem utilizados. Mas a rotina, segue um certo “padrão”, com mais ou menos etapas.

E como criar uma rotina de cuidados com a pele para retardar e minimizar os sinais de envelhecimento?

Não existe uma fórmula mágica que mude sua pele do dia para a noite, mas é muito importante adotar pelo menos os cuidados mínimos necessários, e de preferência com orientação do seu dermatologista ou de outro profissional de saúde que cuide da sua pele para indicar os produtos mais adequados de acordo com sua faixa etária, estilo de vida, tipo de pele (normal, seca, mista ou oleosa) e até mesmo época do ano. Pois a pele pode apresentar características distintas de acordo com a época do ano, sobretudo em cidades com estações do ano bem definidas. Por isso é muito importante um acompanhamento contínuo.  

Apesar do caráter individual do skincare, iremos te apresentar os principais passos a serem seguidos numa rotina de cuidados para rejuvenescimento da pele. Pois, o que mais varia nessa rotina são os tipos de produtos a serem utilizados e não os passos propriamente ditos. 

Não deixe de ler esse passo a passo porque ele vai te ajudar a entender a importância de cada etapa. 

Vamos lá?

Ordem correta de uma rotina diária e noturna de skincare

De uma forma geral, podemos dividir a rotina de skincare em 2 etapas principais: Manhã (ao acordar) e Noite (antes de dormir). 

Pela manhã os passos fundamentais são:

Ordem correta de uma rotina diária de cuidados com a pele
  • Lavar a pele 

    É o primeiro passo para começar a cuidar da sua pele. Essa limpeza deve ser realizada de preferência com um sabonete líquido de acordo com seu tipo de pele.

    Anota também essa dica: Não utilize o mesmo sabonete do corpo porque a pele do nosso rosto é muito sensível e precisa de produtos específicos. Além disso, os sabonetes em barra, podem acumular bactérias e causar danos como inflamações e entupimento dos poros.

  • Hidratar a pele
    A hidratação é fundamental para todos os tipos de pele. Existe uma ideia errada de que a hidratação favorece a oleosidade. Mas é justamente o contrário, uma pele bem hidratada controla a produção de sebo, além de ser um passo essencial para elasticidade. Uma pele seca e sem elasticidade a pele tende a ficar marcada e formar mais rugas.

    Por isso, não tem desculpa, escolha um queridinho para chamar de seu e nunca mais deixe de hidratar sua pele!

    Hoje contamos com diversos tipos de hidratantes faciais leves e que podem oferecer benefícios extras como efeito mate e controle de oleosidade. Em relação aos ativos, também existem muitas opções, mas dê preferência aos que tem ácido hialurônico, o componente-chave da hidratação da pele.

  • Aplicar o antioxidante facial
    O antioxidante reforça a defesa da pele contra os fotodanos, sobretudo os inflamatórios e ocasionados por radicais livres. O antioxidante de uso tópico mais conhecido é a vitamina C, que em geral é comercializada em forma de sérum, ora isolada, ora associada a outros antioxidantes, como a vitamina E.

  • Aplicar o anti-aging para área dos olhos
    Esse é um passo essencial para prevenir e corrigir não só a formação de linhas de expressão e rugas, mas também o inchaço e olheiras que nos deixam com aspecto envelhecido e de cansaço.

    Esse é um passo essencial para prevenir e corrigir não só a formação de linhas de expressão e rugas, mas também o inchaço e olheiras que nos deixam com aspecto envelhecido e de cansaço.

  • Aplicar o protetor solar
    De todos, esse é o passo mais importante. Pois de nada adianta passar mil produtos diariamente na pele, se a proteção solar não estiver em dia. O sol é o maior promotor do envelhecimento cutâneo e ainda pode ocasionar manchas em peles sensibilizadas pelo uso de dermocosméticos. Isso sem falar dos malefícios da luz visível emitida pelos aparelhos eletrônicos.

    Portanto, faça chuva ou faça sol, você na praia ou em casa, nunca esqueça de aplicar o seu protetor solar.  E para uma proteção mais ampla, sobretudo se tiver melasma, aposte em protetores físicos ou pelo menos com cor.

Pela noite os passos fundamentais são:

Ordem correta de uma rotina noturna de cuidados com a pele
  • Usar o demaquilante

    Essa etapa é fundamental não apenas para retirar maquiagem, mas também o protetor solar, sobretudo os que são à prova d’água. Dispomos de vários tipos de produtos no mercado que auxiliam nessa remoção. Dentre eles podemos citar: água micelar, demaquilantes bifásicos ou com os óleos de limpeza facial queridinhos das asiáticas, também conhecidos como cleansing oil.

  • Lavar a pele
    Após a remoção da maquiagem é importante realizar a “segunda” limpeza do rosto com um sabonete específico para o seu tipo pele, tendo os mesmos cuidados já realizados na lavagem pela manhã.

  • Tonificar a pele
    Esse é um passo muito negligenciado. Pode até ser meio chato ter que pegar o algodão e passar o tonificante por todo o rosto, mas acredite, é só uma questão de adaptação, depois que você entra no modo automático fica muito mais fácil.

    Mas você deve estar se perguntando… “mas qual é o objetivo desse tal tonificante? ”

    As principais funções do tonificante são regular e equilibrar o pH da pele, assim como restabelecer a barreira cutânea e otimizar a limpeza, desobstruindo os poros. Uma etapa que prepara e melhora a pele para hidratação e tratamentos específicos. Pode acreditar, mesmo após o uso de demaquilante e lavagem, ainda podem restar resíduos no seu rosto. Pode fazer o teste!

  • Aplicar o anti-aging para área dos olhos
    Essa etapa pode ser realizada com o mesmo produto anti-aging utilizado pela manhã, seguindo os mesmos cuidados

  • Aplicar anti-aging facial
    Esse é um passo essencial para melhorar a textura da pele e prevenir e corrigir a formação de manchas, linhas de expressão e rugas. Existe uma infinidade de rejuvenescedores. Alguns podem ser utilizados pela manhã e noite, outros são de uso exclusivo noturno. Em todos os casos é necessário redobrar os cuidados com a hidratação e proteção solar, pois a maioria desses produtos possuem ativos que deixam a pele mais sensível. 

    Alguns dos ativos com ação anti-aging mais utilizados são o retinol, um derivado da vitamina A, os alfa-hidroxiácidos, como o ácido glicólico e o resveratrol, um polifenol derivado da uva. Em geral, esses ativos são associados a outros componentes para garantir uma maior eficácia do produto e melhor atuação de acordo as necessidades de cada pele.lar.  E para uma proteção mais ampla, sobretudo se tiver melasma, aposte em protetores físicos ou pelo menos com cor.

E para fechar com uma dica de ouro que pode ser realizada pela manhã ou pela noite, anota aí:

Ordem correta de uma rotina diária e noturna de cuidados com a pele
  • Utilize suplemento à base de colágeno específico para pele

    Existe muita polêmica sobre a eficácia do uso oral de colágeno. A grande contestação é que o colágeno ingerido não teria como “chegar” como colágeno pronto na pele por ser uma molécula grande e de alto peso molecular. Porém, hoje contamos com novas tecnologias para obtenção do colágeno. A principal delas é obtenção de peptídeos de colágeno a partir do colágeno hidrolisado. Quando o colágeno está na forma de peptídeos, sua absorção garantida. Pois já se encontra na forma de pequenos fragmentos com baixo peso molecular.

    Após ingestão, os peptídeos de colágeno são absorvidos e seguem então para a pele, onde atuam estimulando a síntese de colágeno e impedindo sua degradação. Portanto é super válido tomar colágeno, mas de preferência os que possuem os peptídeos de colágeno.

    Para o rejuvenescimento da pele, o colágeno ideal é o Verisol®, que são peptídeos de colágeno obtidos por uma tecnologia alemã exclusiva e que atuam diretamente na derme, a camada mais profunda da pele, gerando vários benefícios já comprovados em diferentes estudos científicos. 

Nós sabemos, a rotina de cuidados com a pele parece longa, e muitas mulheres reclamam da falta de tempo para seguir todos os passos de cuidados da beleza, mas após alguns dias de disciplina tudo se torna automático. 

Vai por mim, depois que virar hábito, você vai estranhar se pular alguma etapa.

Deixa seu comentário se ficou com alguma dúvida ou se quer algum post mais detalhado sobre alguma dessas etapas da rotina de cuidados com a pele!

Younger Derm Care

Referências

Balogh T. S., Velasco M. V. R., Pedriali C. A., Kaneko T. M., Baby A. R. Ultraviolet radiation protection: current available resources in photoprotection. An Bras Dermatol. 86(4):732-42, 2011.

Bukhari S. N. A., Roswandi N. L., Waqas M., Habib H., Hussain F., Khan, S., Sohail M., Ramli N A,  Thu E. H., Hussain Z. Hyaluronic Acid, a Promising Skin Rejuvenating Biomedicine: A Review of Recent Updates and Pre-clinical and Clinical Investigations on Cosmetic and Nutricosmetic Effects. International Journal of Biological Macromolecules, 2018.

Flor J., Davolos M. R., Correa M. A. Protetores solares. Quim. Nova, 30 (1): 153-158, 2007

Magovern, A. Facing Forward A Definitive Guide to Skin Care. Disponível em: https://media.dermstore.com/images/homepage/Facing-Forward.pdf

Mahmoud B. H., Hexsel C. L., Hamzavi I. H., Lim H.W. Effects of visible light on the skin. Photochem Photobiol. 84(2):450-62, 2008.

Manela-Azulay  M. ,Mandarim-de-Lacerda C. A., M. A., Filgueira A. L., Cuzzi T. Vitamina C. An bras Dermatol, Rio de Janeiro, 78(3): 265-274, 2003.

Proksch E, Schunck M, Zague V, Segger D, Degwert J, Oesser S: Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin Pharmacol Physiol. 27: 113-19, 2014.

Proksch E., Segger D., Degwert J., Schunck M., Zague V., Oesser S. Oral Supplementation of Specific Collagen Peptides Has Beneficial Effects on Human Skin Physiology: A Double-Blind, Placebo-Controlled Study Skin Pharmacol Physiology, 2013 

Pujol A. P. Nutrição aplicada a estética, 2ª edição, 2020.

Surber, C., Kottner. Skin Care Products: What do they promise, what do they deliver. Journal of Tissue Viability (2016).

1 comentário em “Rotina de cuidados com a pele para rejuvenescimento”

  1. Pingback: Descubra 7 Rituais de Autocuidado para Transformar sua Rotina - Younger Derm Care

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *