Benefícios do zinco para a pele: muito além da imunidade

Benefícios do zinco para a pele: muito além da imunidade

Este ano escutamos muito falar do zinco para fortalecimento da imunidade! Mas você sabia que os benefícios do zinco vão muito além e que são necessários, inclusive para a jovialidade da pele?

Quer conhecer mais os benefícios do zinco e saber como inseri-lo na sua rotina de cuidados com a pele? Vamos nessa!

O zinco é o segundo mineral mais abundante no corpo e o terceiro mais abundante na pele. Ele exerce funções estruturais, antioxidantes e regulatórias. Um dos seus principais benefícios é a atuação na síntese de colágeno, a proteína responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Além disso, favorece a renovação celular, diminui e regula a oleosidade e exerce efeito bacteriostático contra a bactéria causadora da acne, Propionibacterium acnes.

O corpo não produz zinco, e, portanto, ele deve ser consumido através de alimentos ou suplementos. Sua ingestão deve ser no mínimo 7mg ao dia porque o corpo não tem como armazená-lo a longo prazo.

Seguem algumas dicas de alimentos ricos em zinco:

  • Frutos do mar
  • Oleaginosas: Castanha-do-Pará, Nozes, Amêndoas, Castanha de Caju
  • Leguminosas: Grão de Bico, Lentilha, Feijão, Amendoim
  • Grãos integrais: Aveia, Quinoa, Linhaça
  • Chocolate amargo

Caso prefira ter uma maior regularidade e certeza que está ingerindo a quantidade mínima necessária do zinco, você pode optar pelo uso de suplementos.

Agora atenção, opte por suplementos que utilizem o zinco em sua forma quelada, que é a forma de melhor absorção pelo organismo. Para isso basta olhar a relação dos ingredientes e verificar se ele está escrito assim: zinco quelado, zinco quelato ou zinco bisciglinato.

Younger Derm Care

Ficou alguma dúvida? Se quiser saber mais sobre os minerais quelados, deixa seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *