Você sabia que a semente de uva é mais rica em alguns nutrientes do que a própria uva? É sério isso mesmo produção? 🍇
Isso mesmo! Descartá-las É CRIME com pena de muuuuuitos anos de reclusão para a sua pele.
Muitas pessoas preferem comer uva sem caroço, mas não sabem que as suas sementes são maravilhosas para nossa saúde e aparência da pele.
Quer saber quais são os benefícios dessa maravilha? Vem com a gente!
A semente de uva é uma das fontes mais ricas em polifenóis encontradas na natureza. Os polifenóis nada mais são do que um grupo de compostos de origem vegetal com mais de 8000 estruturas já identificadas e que exercem muitas atividades benéficas no nosso organismo, sobretudo na pele.
Aproximadamente 60% a 70% dos polifenóis das uvas são encontrados nas suas sementes. As principais são as proantocianidinas, cuja atividade antioxidante é tão complexa quanto o próprio nome, sendo superior até às vitaminas C e E em estudos científicos. Esses resultados superiores podem ter como causa os efeitos sinérgicos que esses compostos vegetais exercem no organismo.
Também merecem destaque os flavonoides, cujo nível nas sementes é 10 vezes maior que nas cascas.
Juntos, esses compostos atuam em sinergia, promovendo proteção da pele contra a ação de radicais livres, danos inflamatórios e envelhecimento precoce.
A semente de uva também inibe a degradação do colágeno e elastina, que são os principais responsáveis pela sua firmeza e elasticidade, e reduz a pigmentação cutânea induzida pela radiação UV.
Veja um resuminho com as características mais importante da semente de uva:
Principais benefícios da semente de uva na pele:
- Integridade e saúde da pele;
- Protege contra o envelhecimento;
- Protege contra o fotoenvelhecimento.
Principais mecanismos de ação na pele:
- Propriedades antioxidantes e redução dos radicais livres na célula;
- Propriedades anti-inflamatórias;
- Inibe a degradação do colágeno e elastina;
- Reduz a pigmentação cutânea induzida pela radiação UV;
- Melhora a vasodilatação.
Por que suplementar a semente de uva?
- Nosso organismo não produz;
- É uma das fontes mais ricas em polifenóis, sobretudo flavonoides e proantocianidinas com potente atividade antioxidante;
- As proantocianidinas das sementes de uva já demonstraram ser antioxidantes mais potentes do que as vitaminas C e E.
O melhor de tudo é que as sementes podem ser consumidas em sua forma natural. Mas caso não goste e deseje incluí-las com mais regularidade na dieta, é possível consumi-las de forma de suplementos alimentares.
Você pode procurar por suplementos que contenham o extrato de semente de uva isolado ou associado a outros nutrientes. Um exemplo de uma associação que vem abalando o mercado é o Younger Derm Care. O Younger possui o extrato de semente de uva associado a mais 13 nutrientes que atuam em conjunto na melhora da firmeza da pele, na redução de rugas e celulite e no fortalecimento e crescimento de cabelos e unhas. Para saber sobre essa fórmula clique aqui.
Compartilhe esse post com uma pessoa que ama uva para que ela possa aproveitar melhor seus benefícios!
Graziella Silvestre Marques
Farmacêutica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Experiência acadêmica como Especialista em Skincare, Especialista em Farmacologia Clínica, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutora em Inovação Terapêutica.
Trabalha como especialista de skincare, com foco na divulgação de informação de qualidade e consultoria e mentoria nos cuidados com a pele. E como farmacêutica e gestora da empresa Sou Younger, desde o desenvolvimento dos produtos, até sua comercialização.
Pingback: O que causa celulite? Aprenda a prevenir e tratar esse problema
Pingback: Niacinamida: para que serve? Descubra os benefícios para a pele