O que é Colágeno Verisol e quais são seus benefícios?

O que é Colágeno Verisol e quais são seus benefícios?

Verisol, Verisol, Verisol… Você já deve ter lido essa palavra diversas vezes aqui no nosso site, nas nossas redes sociais ou em qualquer outro lugar que estivesse falando sobre os tipos de colágeno, né? Isso porque o Colágeno Verisol tem um papel importantíssimo na firmeza e elasticidade da pele e no fortalecimento das unhas e cabelos. Muita gente ainda fica na dúvida sobre o que é Colágeno Verisol, como ele funciona, e se realmente traz resultados. Por isso viemos aqui para te explicar direitinho o seu mecanismo de ação. Vamos nessa?

O Colágeno Verisol® é uma marca alemã de peptídeos bioativos de colágeno específicos para pele. Eles são obtidos através de uma tecnologia alemã exclusiva que modifica o colágeno nativo em um produto solúvel, com capacidade de absorção pelo organismo e com atividade e benefícios do uso oral comprovados cientificamente. De forma simplificada, o processo de obtenção do Verisol® é dividido em duas etapas principais. Primeiro, o colágeno em sua forma in natura, uma molécula grande, com alto peso molecular, passa por um processo de quebra, chamado hidrólise, gerando fragmentos menores de colágeno, conhecidos como colágeno hidrolisado. Em seguida, enzimas específicas quebram ainda mais o colágeno hidrolisado, gerando os peptídeos de colágeno que apresentam massa molecular reduzida e melhor absorção pelo organismo.

Diferença entre colágeno, colágeno hidrolisado e peptídeos de colágeno

Outro grande diferencial do Verisol® é sua especificidade para pele, pois as enzimas que são utilizadas no seu processo de produção quebram pontos específicos da molécula do colágeno, gerando combinações de peptídeos com atividade biológica direcionada para pele. 

É muito importante entender que nem todos os colágenos disponíveis no mercado são iguais. Até mesmo os peptídeos podem ter uma composição variada de acordo com a fonte de colágeno e com a tecnologia de hidrólise enzimática utilizada para obtê-los. O uso de enzimas não específicas, por exemplo, quebra aleatoriamente a molécula do colágeno gerando peptídeos variados que podem ter atuações diversas. 

Por este motivo, exaltamos a importância do Verisol® para os tratamentos destinados ao rejuvenescimento da pele, melhora da celulite e fortalecimento das unhas e cabelos. Pois todos esses benefícios foram comprovados cientificamente em estudos clínicos, fato que tornou o Verisol® o colágeno de escolha para desenvolvimento do Younger.

Principais benefícios do Colágeno Verisol

O colágeno Verisol possui vários benefícios comprovados para a pele, cabelos e unhas. Os principais são esses aqui:

  • Firmeza da pele;
  • Elasticidade da pele;
  • Redução e suavização de rugas;
  • Melhora estrutura da superfície da pele;
  • Redução de ondulação da pele e celulite;
  • Fortalecimento dos cabelos;
  • Fortalecimento e crescimento saudável das unhas.

Apenas essas informações não foram o suficiente para sanar todas as suas dúvidas? Calma que a gente vai se aprofundar no assunto e trazer informações técnicas pra você saber tudinho sobre essa proteína maravilhosa.

Alerta de conteúdo nerd e palavras difíceis!

Principais mecanismos de ação do Colágeno verisol

Tá, mas você deve estar se perguntando como ele faz essa mágica toda, né?

O Colágeno Verisol age da seguinte forma:

  • Estimula a síntese de colágeno;
  • Estimula a síntese de elastina;
  • Estimula a síntese de ácido hialurônico;    
  • Estimula a síntese de fibrilinas necessárias para a integridade de fibras elásticas;
  • Estimula a síntese de macromoléculas estruturais (filagrina, loricrina, involucrina) importantes para o bom funcionamento da barreira epidérmica e para a hidratação da pele;
  • Aumenta a síntese de macromoléculas estruturais (versicana, decorina e biglicana) importantes para a hidratação e essenciais para a elasticidade e formação das fibras de colágeno;
  • Aumento da densidade dérmica;
  • Inibe as metaloproteinases da matriz 2 (MMPs-2), enzimas que degradam o colágeno.

O Colágeno verisol é o único colágeno com Benefícios cientificamente comprovados

Dê uma olhada nas pesquisas científicas que comprovam a eficácia do Colágeno Verisol. 

1 – Aumenta a elasticidade da pele

Um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo realizado com 69 mulheres com idade entre 35 e 55 anos revelou que a suplementação do Verisol® contribui para um aumento significativo da elasticidade da pele (até 10%). Este resultado pôde ser observado após 4 e 8 semanas da ingestão diária de 2,5g do produto e persistiu após 4 semanas após interrupção do tratamento. Também foi demonstrado que não houve diferença estatisticamente significativa dos resultados de ambas as doses avaliadas (2,5g e 5,0g) apontando que não é necessário o emprego de dose mais elevadas que 2,5g do Verisol® (Proksch et al., 2013).

Elasticidade da pele após a suplementação oral com o Colágeno Verisol®
Elasticidade da pele após a suplementação oral com o Colágeno Verisol® (Proksch et al., 2013).

2 – Redução de Rugas

Um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo realizado com 114 mulheres com idade entre 45 e 65 anos demonstrou que a suplementação diária de 2,5 g do Colágeno Verisol®, reduziu significativamente o volume das rugas dos olhos, com os seguintes resultados:

  • Após 4 semanas do início do tratamento: redução de 7,2%
  • Após 8 semanas do início do tratamento: redução de 20,1%
  • Após 4 semanas após interrupção do tratamento: redução de 11,5%

Além disso, considerando o aumento das rugas no grupo controle, foi considerada uma redução de 32% do volume das rugas periorbitais.

Redução visível de volume das rugas dos olhos após 8 semanas da ingestão de 2,5g do Verisol®. Exemplo de 1 participante antes e depois do tratamento]

Também foi demonstrado um impacto direto do Verisol® na matriz extracelular da derme devido ao aumento na síntese e concentração de pró-colágeno (65%), elastina (18%) e fibrilinas (6%) na pele (Proksch et al., 2014). Os autores concluíram que esse efeito direto na matriz extracelular da derme pôde explicar a melhora duradoura das rugas da pele durante pelo menos 4 semanas após o fim da suplementação.  

3 – Redução da Celulite e ondulação da pele 

Um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo realizado com 105 mulheres com idade entre 25 e 50 anos revelou que a ingestão 2,5g/dia de Verisol® contribui para a redução do grau e aspecto da celulite na pele. O efeito foi medido após consumo por 3 e 6 meses. A suplementação também reduziu a ondulação na pele, com os primeiros resultados visíveis após 3 meses, sendo mais acentuados após 6 meses. 

Em paralelo, foi demonstrado o efeito benéfico do Verisol® sobre a matriz extracelular dérmica, devido ao aumento da elastina e do colágeno claramente visíveis em imagens de ultrassom.

Densidade da Derme (imagem de ultrassom) após 8 semanas da ingestão de 2,5g do Verisol® (Schunck, et al., 2015).
Densidade da Derme (imagem de ultrassom) após 8 semanas da ingestão de 2,5g do Verisol® (Schunck, et al., 2015).

4 – Fortalecimento e crescimento das unhas

Um ensaio clínico aberto, de centro único, realizado com 25 mulheres com idade entre 18 e 50 anos revelou que a ingestão 2,5g/dia de Verisol® por 2 meses promoveu o fortalecimento das unhas, atingindo uma redução de 42% na frequência de quebra após 6 meses de tratamento. Em paralelo, os participantes apresentaram melhora da descamação e irregularidade das bordas das unhas, sendo 54% após 3 meses e 64% após 6 meses.

Registro da descamação e irregularidade das bordas das unhas antes (t0) e após 12 semanas (t12) de tratamento com 2,5g Verisol® ao dia. Exemplo de 2 participantes (A e B) (Hexsel et al., 2017).
Registro da descamação e irregularidade das bordas das unhas antes (t0) e após 12 semanas (t12) de tratamento com 2,5g Verisol® ao dia. Exemplo de 2 participantes (A e B) (Hexsel et al., 2017).

Além disso, ainda foram relatados os seguintes resultados:

  • Aumento do crescimento das unhas (12%);
  • 80% das participantes concordaram que houve melhora da aparência das unhas e ficaram completamente satisfeitas com o tratamento;
  • 75 % das participantes observaram que suas unhas ficaram mais longas; 
  • 71 % das participantes disseram que as unhas cresceram mais rápido;
  • 88% das participantes continuaram a observar a melhora das unhas após 4 semanas após interrupção do tratamento.

5 – Fortalecimento dos cabelos

Um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo realizado durante 16 semanas com 44 mulheres com idade entre 39 e 75 anos revelou que a ingestão 2,5g/dia de Verisol® promove um aumento significativo da proliferação das células foliculares e da espessura dos fios de cabelo, ou seja, os fios ficaram menos ralos, mais fortes e mais resistentes a quebra, o que é fundamental para uma aparência saudável do cabelo. Os estudos mostraram ainda um aumento de 31% do metabolismo capilar, que por sua vez, é fundamental para um crescimento mais rápido e saudável dos fios.

Acho que agora você já deve dominar completamente o assunto e sabe direitinho o que é Colágeno Verisol e quais são seus benefícios, né? 

Já tá prontinha pra ensinar pras amigas a se cuidarem para envelhecer da melhor forma.

Você já sabia o que é Colágeno Verisol? Conta para a gente nos comentários, vamos adorar saber. 

Younger Derm

6 comentários em “O que é Colágeno Verisol e quais são seus benefícios?”

    1. O Younger é um tratamento de dentro pra fora que precisa de uso contínuo para melhores resultados. Alguns clientes relatam primeiro os benefícios nas unhas, mas outros sentem primeiro nos cabelos ou na pele. Isso varia de pessoa para pessoa. Mas com o uso contínuo, todos esses benefícios poderão ser percebidos. O que varia muito é o tempo para cada pessoa.

  1. Pingback: Hábitos que aceleram a perda de colágeno na pele

  2. Pingback: O que causa celulite? Aprenda a prevenir e tratar esse problema

  3. Pingback: Niacinamida: para que serve? Descubra os benefícios para a pele

  4. Pingback: Elastina: A Proteína-Chave para uma Pele Flexível e Jovem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *