Benefícios da Vitamina A para a pele

Benefícios da Vitamina A para a pele

São muitos os cuidados que precisamos ter com a pele no nosso dia a dia, não é mesmo? Nessa imensidão de possibilidades e produtos, usar a vitamina A é um desses cuidados importantes.🥕 E hoje nós vamos te contar todos os benefícios da Vitamina A para a pele.

Pois é! Essa vitamina contribui e muito para manter a pele saudável, firme e radiante. E assim como os demais antioxidantes, também tem sua contribuição na redução da inflamação através da luta contra os danos dos radicais livres.

Um fato bem curioso sobre a vitamina A é que ao contrário de muitos outros nutrientes, ela existe em várias formas,  pois é um grupo de compostos que inclui os retinóides ( suas formas ativas) e os carotenóides (seus precursores).

Os retinóides possuem esse nome devido a vitamina A ser essencial ao funcionamento da retina. Eles estão presentes em fontes de origem animal, como no fígado, gema de ovo e óleos de peixes, e representam a vitamina A pré-formada com 3 formas biologicamente ativas: o retinol (álcool), o retinal (aldeído) e o ácido retinóico (ácido), sendo o retinol a principal forma presente no organismo humano. 

Já os carotenóides são os precursores que serão convertidos em vitamina A e estão presentes como pigmentos de coloração amarela, alaranjada e vermelha em fontes de origem vegetal, como a cenoura, manga e mamão. Um carotenóide bem conhecido é o betacaroteno.

E somada a essa complexidade de formas, ela exerce múltiplos benefícios no organismo como um todo. E na pele não poderia ser diferente. Vamos conhecer os benefícios da Vitamina A para a pele?

Principais benefícios da Vitamina A para a pele:

  • Melhora a integridade e saúde da pele;
  • Protege contra o envelhecimento e o fotoenvelhecimento.
  • Diminui linhas de expressão;
  • Melhora a textura;;
  • Clareia manchas;
  • Estimula a produção de colágeno e elastina;
  • Limpa os poros;
  • Aumenta a elasticidade.

Tá, mas como tudo isso funciona?

Principais mecanismos de ação na pele:

  • É um antioxidante natural que ajuda a proteger contra danos oxidativos desencadeado pela radiação UV, como o eritema, fotoenvelhecimento e câncer de pele;
  • Media o processo inflamatório;
  • Suprime as metaloproteinases da matriz (MMPs), enzimas que degradam o colágeno e que são induzidas pela radiação UV;
  • Atua na regulação e proliferação dos queratinócitos;
  • Cofator para formação do colágeno e ligação cruzada entre fibras do colágeno, principalmente quando associada ao cobre, zinco, ferro e manganês;
  • Atua no gene do fator de crescimento da epiderme.

Por isso é importante suprir o organismo com os níveis adequados da vitamina A, pois ela é essencial para o crescimento, desenvolvimento, proliferação e manutenção do tecido epitelial. E isso pode ser feito através da alimentação ou suplementação.

Você pode procurar por suplementos que contenham a Vitamina A isolada ou associada a outros nutrientes. Um exemplo de uma associação que vem abalando o mercado é o Younger Derm Care. O Younger possui Vitamina A associada a mais 13 nutrientes que atuam em conjunto na melhora da firmeza da pele, na redução de rugas e celulite e no fortalecimento e crescimento de cabelos e unhas. Para saber sobre essa fórmula clique aqui.

2 comentários em “Benefícios da Vitamina A para a pele”

  1. Pingback: Niacinamida: para que serve? Descubra os benefícios para a pele

  2. Pingback: Retinol: A poderosa solução para combater rugas, manchas e acne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *