5 erros ao lavar o rosto que todo mundo comete

5 erros ao lavar o rosto que todo mundo comete

Lavar o rosto parece uma coisa bem simples… mas calma lá! É muito comum que as pessoas cometam erros ao lavar o rosto, e isso interfere e muito na qualidade da pele.

Se você não fizer isso da maneira correta pode prejudicar sua pele de diversas formas (e não é isso que a gente quer, não é mesmo?!)😫

Por isso, trouxemos 5 dicas para você nunca mais errar.

5 erros ao lavar o rosto que talvez você esteja cometendo diariamente.

  1. Não lavar as mãos

Você já sabe de cor e salteado que o ideal é lavar o rosto de manhã e à noite. Mas, e as mãos? As lavou antes de aplicar o produto de limpeza? Não adianta escolhermos a dedo o limpador facial se não limparmos bem as mãos antes de o aplicar.

  1. Lavar o rosto só com água

A água por si só não tem a capacidade de remover óleo, sebo e sujeiras. Dessa forma, a pele não estará pronta para receber os ativos dos cosméticos e empurrando a sujeira para dentro dos poros podem surgir comedões e acnes.

  1. Lavar o rosto muitas vezes ao dia

Quem tem pele oleosa pode achar que lavar o rosto várias vezes ao dia vai deixá-la com a sensação de mais sequinha, mas o que acontece é exatamente o contrário. Quando tiramos muito óleo da nossa pele, ela compensa produzindo ainda mais óleo. E isso pode acontecer com todos os tipos de pele.

  1. Tomar banho muito quente

Muitas pessoas não abrem mão de tomar aquele banho quentinho. Humm.. só de pensar em chegar em casa, tomar um banho quente e me enfiar no meu roupão a vida já parece até mais doce.😋🛀

Porém muita gente não sabe que a temperatura da água pode ser um inimigo para a pele.

Com a alta temperatura removemos toda a oleosidade natural da pele e o resultado é barreira cutânea afetada e pele desidratada, efeito rebote e dilatação dos poros. Além disso, não é indicada para quem tem melasma.

Mas ainda bem que estamos aqui para trazer dicas quentinhas (com permissão do trocadilho) para minimizar esse (delicioso) impacto:

  • Avaliar a temperatura! 🌡 O ideal é que a temperatura do banho esteja próxima aos 37ºC para minimizar o impacto sobre a pele;
  • Evitar passar mais de 10 minutos no banho;⏰
  • Evitar esponjas ásperas;🧽

  1. Usar sabonete do corpo no rosto

Esse é um dos maiores erros ao lavar o rosto. Você entra no banho e enquanto ensaboa o corpo, passa o mesmo sabonete no rosto? Então é hora de repensar esse hábito. Ao não optar por fórmulas específicas para seu rosto, e usar um sabonete corporal na face, você pode entupir os poros, causando espinhas, cravos e inflamações.

Sabonete líquido ou barra: Qual o melhor para a minha pele?

Essa é uma dúvida frequente das pessoas… muitas imaginam que a melhor forma de utilizar o sabonete seja na forma líquida, mas na hora de escolher um produto fazem a opção pelo sabonete em barra.

Então vamos explicar um pouco sobre as diferenças de cada um.

Os sabonetes líquidos têm o pH mais próximo do pH natural da pele, que gira em torno de 5,5, e são os mais indicados para a pele facial. Além de serem mais higiênicos, por não acumularem bactérias. E mais estáveis para inclusão de ativos como clareadores, rejuvenescedores e antioleosidade.

Já os sabonetes em barra, podem acumular bactérias e causar danos como inflamação e obstrução dos poros. Além de ter um pH diferente do pH facial , o que gera um desequilíbrio do manto hidrolipídico e pode causar ressecamento.

O mais importante além de conhecer os benefícios de cada produto é ter uma rotina de skincare, e higienizar o rosto pelo menos 2 vezes ao dia.

E qual tipo de sabonete líquido é o melhor? 🤷🏽‍♀️

Depende do seu tipo de pele e da sensibilidade dela, pois cada produto tem uma composição específica. Uma opção mais suave para pele sensível são os sabonetes em mousse ou espuma. 🧖🏻‍♀️

Quer saber mais sobre cuidados com a pele? Baixe o nosso e-book gratuito e conheça os 3 passos mais importantes para conquistar uma pele mais jovem, bonita e saudável! 📚

E-book A tríade da pele perfeita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *