Qual a importância dos antioxidantes para a pele e como se manter jovem por mais tempo?

Você sabia que fazer uso de antioxidantes para a pele é muito importante para prevenir o envelhecimento precoce?

Qual a importância dos antioxidantes para a pele e como se manter jovem por mais tempo?

Os mecanismos envolvidos no processo de envelhecimento intrínseco, também conhecido  como envelhecimento natural ou cronológico estão relacionados a mudanças bioquímicas, fisiológicas e morfológicas inerentes à idade e fatores genéticos e hormonais. Sendo ocasionado e marcado por uma série de eventos, mas principalmente eventos relacionados com o excesso de radicais livres. Tais como:

  • Redução da ação protetora dos antioxidantes e aumento da produção de radicais livres, levando ao aumento do estresse oxidativo pelo desequilíbrio entre os sistemas oxidativos e antioxidantes das células. 

    Os radicais livres são moléculas altamente instáveis e reativas com um ou mais elétrons não pareados que causam danos oxidativos em vários componentes e estruturas celulares, como proteínas, enzimas, hormônios, lipídios, DNA, membranas e organelas, tendo como consequência desregulação das vias de sinalização celular e alterações teciduais e genéticas que contribuem para o processo de degeneração e envelhecimento da pele.
estresse oxidativo

Uma das principais consequências dos radicais livres na pele é a degradação das fibras de colágeno e elastina que são responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele e pela integridade dos vasos e, portanto, pela boa vascularização da pele.

  • Redução dos níveis de antioxidantes endógenos com ação mitocondrial como a Coenzima Q10, um potente antioxidante que atua em sinergia com a Vitamina E na estabilização das membranas celulares, e que também é essencial para conversão dos nutrientes em energia através do metabolismo bioenergético mitocondrial. Estima-se que até 95% dos requisitos de energia do corpo sejam fornecidos pela Coenzima Q10. Com o passar dos anos há um declínio geral da função mitocondrial que é essencial para fornecimento de energia ao corpo. O declínio da função mitocondrial resulta em aumento do estresse oxidativo, gerando assim mais um ciclo vicioso com envolvimento dos radicais livres.

Para minimizar os efeitos dos radicais livres e stress oxidativo, podemos adotar algumas medidas para prevenção e tratamento, e envolve o uso de antioxidantes.

Dieta rica em alimentos antioxidantes 

Não é novidade que o que você coloca no seu prato tem relação direta com sua com sua aparência. Por isso, a adoção de uma dieta ajustada às suas necessidades e com acompanhamento nutricional é de extrema importância para manter sua pele e corpo mais jovens e saudáveis.

Embora as necessidades nutricionais sejam individuais, alguns ajustes nos seus hábitos alimentares já podem ajudar bastante nos cuidados com a pele. Um ajuste bem simples, mas de grande valor, que pode ser feito é a introdução de alimentos antioxidantes na sua alimentação diariamente para combater os radicais livres.

A primeira linha de defesa contra os radicais livres é formada por antioxidantes primários, também conhecidos como antioxidantes endógenos, por serem produzidos no próprio organismo. Estes antioxidantes são classificados como enzimáticos, a exemplo das enzimas Superóxido dismutase e Glutationa peroxidase, e não enzimáticos a exemplo da famosa Coenzima Q10. Embora esses antioxidantes endógenos sejam bastante eficientes, sua capacidade vai se tornando limitada ao longo dos anos, em primeiro lugar devido ao aumento excessivo da produção de radicais livres por fatores inerentes à idade, estilo de vida ou estímulo ambientais. E em segundo lugar pela queda de sua atividade, seja pela redução dos seus níveis, como ocorre com a diminuição da coenzima Q10 com a idade, seja pela ausência de cofatores enzimáticos, como ocorre na deficiência dos minerais selênio, zinco e cobre, que são essenciais para a atividade das enzimas antioxidantes.

Por este motivo, os nutrientes antioxidantes, obtidos pela dieta ou suplementação, são muito importantes para reforço da defesa contra o estresse oxidativo através de diferentes mecanismos de combate aos radicais livres ou pelo estímulo de mecanismos biológicos envolvidos na proteção e reparo da pele. E para que você possa começar a colher desses benefícios a partir de hoje, trouxemos uma lista de nutrientes e alimentos com alto potencial antioxidante que ajudam a manter a boa aparência da pele, e o melhor!

Provavelmente você tem aí na sua casa.

Escolha os que mais gosta e procure sempre diversificar para garantir mais benefícios pelas diferentes ações que cada nutriente pode exercer nas vias antioxidantes e também usufruir das suas atividades específicas para te ajudar a manter a pele jovem e bonita.

Alimentos com alto teor de antioxidantes para a pele que ajudam a manter a boa aparência

Suplementação antioxidante para a pele de uso oral e seu efeito fotoprotetor

Os antioxidantes conhecidos como fotoprotetores de uso oral são nutricosméticos que atuam de dentro para fora. Sua composição é a base de nutrientes com potente ação antioxidante e que podem conter substâncias que refletem ou absorvem a radiação solar.

Os antioxidantes com ação na fotoproteção oral mais conhecidos são os carotenoides betacaroteno, licopeno e luteína, todos precursores da vitamina A. Algumas vitaminas, como as vitaminas A, C, E e D também exercem fotoproteção. A associação da vitamina E com a vitamina C, em particular, possui um papel importantíssimo na defesa da pele contra os radicais livres. Também podemos destacar como potente antioxidante os polifenóis obtidos da uva, oliva, chá verde e romã, com ação antioxidante potente e redução no envelhecimento precoce.

Antioxidantes para a pele de uso tópico 

Os antioxidantes de uso tópico fornecem uma proteção adicional contra o fotoenvelhecimento e danos causados pelo stress oxidativo. Em geral, esses produtos são comercializados na forma de séruns e sua aplicação deve ser antes do protetor solar.

Os ativos mais conhecidos para antioxidantes da pele são a vitamina C e a vitamina E. Ambos são potentes antioxidantes com efeitos fotoprotetores comprovados cientificamente.

Estes cuidados alinhados a uma rotina de skincare diária são importantes para manter uma pele jovem e saudável.

Younger Derm

Referências 

1 – Anunciato, T. P. Nutricosméticos. Ribeirão Preto, 2011. 

2 – Davinellia S., Bertogliob J.C., Polimenic A., Scapagninia G. Cytoprotective Polyphenols Against Chronological Skin Aging and Cutaneous Photodamage. Current Pharmaceutical Design, 23: 1-7, 2017. 

3 – Costa A., Pegas Pereira E. S., Assumpção E. C., Calixto Dos Santos F. B., Ota F. S. de Oliveira Pereira M., Fidelis M. C., Fávaro R., Barros Langen S. S., Favaro de Arruda L. H., Abildgaard E. N. Assessment of clinical effects and safety of an oral supplement based on marine protein, vitamin C, grape seed extract, zinc, and tomato extract in the improvement of visible signs of skin aging in men. Clin Cosmet Investig Dermatol. 29 (8): 319-28, 2015.

4 – Dumoulin, M., Gaudout D., Lemaire, B. 2017 Clinical effects of an oral supplement rich in antioxidants on skin radiance in women. Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology. 9: 315-24, 2016.

5 – Ma, Z. F., Zhang, H. Phytochemical Constituents, Health Benefits, And Industrial Applications of Grape Seeds: A Mini-Review Antioxidants. 6, 71, 2017.

6 – Magovern, A. Facing Forward A Definitive Guide to Skin Care. Disponível em: https:// media.dermstore.com/images/homepage/ Facing-Forward.pdf

6 comentários em “Qual a importância dos antioxidantes para a pele e como se manter jovem por mais tempo?”

  1. Pingback: Biotina: Saiba por que ela é importante para cabelos e unhas fortes

  2. Pingback: Bloqueador de carboidratos: solução para a compulsão?

  3. Pingback: Hibisco: para que serve esse poderoso diurético natural?

  4. Pingback: Resveratrol: O poder antioxidante para combater o envelhecimento

  5. Pingback: Picolinato de cromo: Adeus, vontade de comer doce

  6. Pingback: Elastina: A Proteína-Chave para uma Pele Flexível e Jovem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *