Benefícios da Vitamina D para pele

Benefícios da Vitamina D para pele

Provavelmente você já ouviu mil maravilhas sobre os benefícios da vitamina D para pele.🌞

E realmente ela merece todo esse crédito. São tantos benefícios que ela é considerada um “hormônio” por todas as funções e importância que exerce no corpo humano.

Mas o que é a Vitamina D, afinal?

A Vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, que pode ser produzida pela pele após exposição solar, sendo por isso conhecida como vitamina do sol.

Existem duas formas de vitaminas D: a vitamina D2 (ergocalciferol) presente em fontes de origem vegetal e a vitamina D3 (colecalciferol) produzida pela pele e presente em fontes de origem animal. 

Tanto a Vitamina D2 como a D3 são biologicamente inertes e precisam passar por reações no fígado e rins para conversão na sua forma ativa.

Na pele, a vitamina D exerce diversas funções que envolvem desde a regulação da inflamação e do sistema imunológico até a hidratação, integridade da barreira cutânea e proteção contra fotodanos, sendo necessária para a saúde e jovialidade da pele. 

Seu papel na hidratação e barreira cutânea ocorre através da modulação da expressão de proteínas estruturais, como a filagrina, uma molécula de relevância funcional da barreira cutânea e que está envolvida na formação do Fator de Hidratação Natural, que é um conjunto de substâncias responsáveis pela hidratação da pele.

Além disso, a vitamina D também regula a queratinização, proliferação e diferenciação epidérmica (camada mais superficial da pele) e protege as células da pele humana da morte celular induzidas pela radiação UV.

Depois dos 20 anos ocorre uma redução de aproximadamente 50% da capacidade de produção de vitamina D, por isso é muito importante garantir a sua reposição, que pode ser pela exposição solar, ou suplementação, caso necessário.

E-book Beleza Nutritiva

Principais benefícios da Vitamina D para pele:

  • Hidratação da pele;
  • Integridade e saúde da pele;
  • Protege contra o envelhecimento e o fotoenvelhecimento;
  • Melhora a imunidade da pele.

Principais mecanismos de ação na pele:

  • Regula o sistema imunológico da pele;
  • Regula a queratinização;
  • Regula a proliferação e diferenciação epidérmica;
  • Regula a inflamação epidérmica;
  • Protege as células da pele humana da morte celular e apoptose induzidas por UV;
  • É necessária para a expressão da proteína filagrina (e, em consequência, do fator de hidratação natural), tendo um papel importante na barreira e na hidratação cutânea.

O que você acha dos benefícios da Vitamina D para pele? Ela merece ou não ser considerada uma queridinha?🥰

Younger Derm

2 comentários em “Benefícios da Vitamina D para pele”

  1. Pingback: Biotina: Saiba por que ela é importante para cabelos e unhas fortes

  2. Pingback: Niacinamida: para que serve? Descubra os benefícios para a pele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *