Benefícios da Coenzima Q10 para a pele

Benefícios da Coenzima Q10 para a pele

Você já ouviu falar nos benefícios da Coenzima Q10 para a pele? A suplementação dessa substância possui benefícios cientificamente comprovados na redução de rugas e na melhora da suavidade, firmeza e microrrelevo da pele.

A Coenzima Q10 é um potente antioxidante lipossolúvel e um componente essencial para a atividade bioenergética das mitocôndrias (a fábrica de energia do nosso corpo).  Até 95% dos requisitos de energia do corpo parecem ser fornecidos pela Coenzima Q10. 

Na pele, ela é encontrada principalmente na epiderme onde atua em combinação com outras substâncias na defesa mais externa contra o ataque de oxidantes

Coenzima Q10 auxilia na defesa contra o ataque de antioxidantes

Embora seja produzido no corpo, o teor da Coenzima Q10 diminui com a idade e a exposição à radiação UV. Sendo muito importante sua reposição contínua.

Principais benefícios da Coenzima Q10 na pele:

  • Firmeza da pele;
  • Saúde e integridade da pele;
  • Protege contra o envelhecimento;
  • Melhora a textura e microrrelevo da pele;
  • Previne a formação de rugas e linhas de expressão.

Tá, mas como posso repor?

Não é novidade que o que você coloca no seu prato tem relação direta com sua aparência. Por isso, a adoção de uma dieta ajustada às suas necessidades e com acompanhamento nutricional é de extrema importância para manter sua pele e corpo mais jovens e saudáveis.

Embora as necessidades nutricionais sejam individuais, alguns ajustes nos seus hábitos alimentares já podem ajudar bastante nos cuidados com a pele. 

Um ajuste bem simples, mas de grande valor, que pode ser feito é a introdução de alimentos antioxidantes na sua alimentação diariamente para combater os radicais livres que são os grandes promotores do envelhecimento cutâneo.

Os radicais livres são moléculas altamente reativas e inevitavelmente produzidas no processo metabólico das nossas células. Por este motivo, a nossa pele é exposta ao estresse oxidativo todos os dias, e, portanto, possui sua própria defesa antioxidante contra esse processo de oxidação.

Os nutrientes antioxidantes, obtidos pela dieta ou suplementação, são muito importantes para o reforço da defesa contra o estresse oxidativo através de diferentes mecanismos de combate aos radicais livres ou pelo estímulo de mecanismos biológicos envolvidos na proteção e reparo da pele.

Alimentos ricos em Coenzima Q10 para incluir na dieta:

  • Carnes: Boi, Porco e Frango
  • Carnes de órgãos: Coração e Fígado
  • Peixes oleosos: Salmão, Atum e Sardinha
  • Oleaginosas: Nozes, Pistache
  • Leguminosas: Soja, lentilha, Amendoim
  • Óleo vegetais: Óleo de canola, Óleo de milho
  • Verduras/Hortaliças: Espinafre, Couve e Brócolis

Também é possível fazer uso de nutricosméticos para repor o estoque de Coenzima Q10 no corpo.

Os nutricosméticos são suplementos alimentares formulados para fins estéticos, reforçando o conceito que a beleza vem de dentro para fora.

O uso de nutricosméticos para propósitos de beleza surgiu da necessidade de prover o organismo com os nutrientes que nem sempre são supridos com eficiência pela dieta. 

Nutrir a pele com nutricosméticos é uma das estratégias mais eficazes para rejuvenescimento, através do fornecimento de nutrientes que podem melhorar as propriedades estruturais e mecânicas da pele e modular eficientemente os desequilíbrios oxidativos e inflamatórios que ocorrem no envelhecimento cutâneo.

Você pode procurar por suplementos que contenham a Coenzima Q10 isolada ou associada a outros nutrientes. Um exemplo de uma associação que vem abalando o mercado é o Younger Derm Care. O Younger possui a Coenzima Q10 associada a mais 13 super nutrientes que atuam em conjunto na melhora da firmeza da pele, na redução de rugas e celulite e no fortalecimento e crescimento de cabelos e unhas. Para saber sobre essa fórmula clique aqui.

Younger Derm

E caso você queira obter um conteúdo mais aprofundado, deixamos aqui uma lista com os principais mecanismos de ação da Coenzima Q10 na pele:

Principais mecanismos na pele:

  • Componente chave da atividade bioenergética nas mitocôndrias, onde restaura e facilita o fluxo e transporte de elétrons na cadeia respiratória na geração de ATP. Em resumo, transforma nutrientes em energia para as células;
  • Antioxidante lipossolúvel que protege as membranas celulares e as lipoproteínas plasmáticas contra a oxidação induzida por radicais livres;
  • Inibe as metaloproteinases da matriz 1 (MMPs-1), enzimas que degradam componentes da matriz extracelular, como o colágeno;
  • Estimula a síntese de colágeno e elastina;
  • Regenera a vitamina E.

E aí, gostou de conhecer os  benefícios da Coenzima Q10? Espero que você aproveite tudo de bom que ela pode fazer por você e pela sua pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *