O poder do colágeno (e por quê você deve consumi-lo)

Você sabia que o colágeno é uma proteína produzida pelo nosso organismo que é essencial para manter a firmeza e elasticidade da nossa pele?

O poder do colágeno (e por quê você deve consumi-lo)

Na verdade, o colágeno é a substância mais abundante do nosso corpo (mais de 70% da derme para ser mais precisa) mas o tempo faz com que a produção dessa proteína diminua, e consequentemente, enfraqueça as estruturas celulares.

Hoje em dia, muito se fala da substância para o tratamento do envelhecimento da pele: rugas, linhas de expressão, flacidez… Mas você sabe ao certo o que é essa substância e como ela atua na boa aparência e a saúde do rosto?

Resolvemos fazer um “Perguntas e Respostas” com as dúvidas mais frequentes sobre o colágeno para você entender a importância dessa substância no nosso corpo.

O que é o tal colágeno?

O colágeno é uma proteína composta por 3.000 aminoácidos dispostos em três correntes moleculares entrelaçadas, formando uma espécie de hélice tripla flexível e robusta. Ele tem inúmeros atributos: deixa a pele resistente e elástica e reforça tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos e sustenta os órgãos internos. 

Existem tipos variados?

Existem diversos tipos de colágeno, mas os principais são o colágeno tipo 1, conhecido como colágeno hidrolisado, e o colágeno tipo 2, ou desnaturado. O colágeno hidrolisado é o mais popular, comercializado em farmácias e lojas especializadas e suas funções estão relacionadas a auxiliar no fortalecimento de unhas e cabelos e aumentar a firmeza da pele.

Quais os benefícios dessa substância?

A principal função da proteína é servir de sustentação para a estrutura da pele. Ele atua no fortalecimento de unhas frágeis e promove maior resistência, espessura, crescimento e brilho aos cabelos. 

A pele adquire mais tônus, hidratação, e pode haver uma redução da flacidez cutânea. 

Quando a produção do colágeno começa a diminuir?

A partir dos 25 anos é iniciada a atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e a elastina (perdemos cerca de 1% ao ano), começando o processo de envelhecimento. 

Já aos 50 anos, acredita-se que o corpo apresente taxas muito baixas da proteína. Nessa fase, surgem rugas, sulcos, flacidez e alteração da textura da face. 

Tem como retardar a perda de colágeno?

Apesar da perda de colágeno ser um processo natural, é possível retardar sua redução e manter a pele jovem por mais tempo.  Para prevenir o envelhecimento, o câncer da pele, manchas e a perda do colágeno, o primeiro passo é evitar a exposição solar, principalmente sem proteção.

Os raios solares destroem as fibras colágenas por meio de um processo denominado elastose solar, deixando a pele mais fina, amarelada, com vasos e poros dilatados, além de estimular o aparecimento de rugas.

Tem como estimular e recuperar o colágeno da pele?

Há diversas formas de estimular a produção de colágeno e repor a substância na pele. Exemplos que podem ser citados: por meio de uma alimentação nutritiva e do uso de dermocosméticos. Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão e alimentos como carnes, gelatinas, ovos e castanhas.

Invista também em cosméticos que possuam vitamina C e ácido hialurônico.

Vale lembrar que citamos apenas algumas das formas que você pode repor e aumentar essa substância no seu corpo, mas você deve sempre consultar um dermatologista para que ele possa te dizer qual a melhor forma de você estimular o colágeno. 

O importante é não deixar que seu corpo fique sem essa proteína que dá a firmeza que sua pele precisa para ficar bonita e saudável. Afinal, quem não quer chegar aos 50 anos com uma pele tão hidratada e viçosa quanto uma de 30 anos? 

Até porque quem ama cuida não é mesmo? Então vamos trabalhar o amor-próprio e o autocuidado e começar a cuidar da saúde da nossa pele pra ontem!

Younger Derm Care

5 comentários em “O poder do colágeno (e por quê você deve consumi-lo)”

  1. Pingback: 10 Alimentos para uma pele mais jovem - Younger Derm Care

  2. Pingback: Lifting Facial: O Segredo para uma Pele mais Jovem e Tonificada

  3. Pingback: Cicatrizes de acne: Tratamentos erficazes e inovadores

  4. Pingback: Elastina: A Proteína-Chave para uma Pele Flexível e Jovem

  5. Pingback: Descubra por que o sono ruim é o inimigo número um da sua pele - Younger Derm Care

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *