10 Alimentos para uma pele mais jovem

Provavelmente você já deve ter assistido um filme em que o objetivo do vilão era encontrar a fonte da juventude para permanecer jovem para sempre. Depois disso, você rezava para que a água da sua casa fosse igual ao dos filmes e te ajudasse a ter essa pele mais jovem e viçosa por bons longos anos.

10 Alimentos para uma pele mais jovem

Mas infelizmente, não é bem assim que funciona. Enquanto essa tal água da juventude não aparece, algumas pessoas se submetem a procedimentos cirúrgicos e tratamento tediosos, longos e dolorosos para tentar impedir a passagem do tempo.

Mas o que muitas pessoas não sabem, é que sim, realmente existe uma forma de manter sua pele mais jovem sem precisar de uma água mágica ou passar pelo bisturi. O real segredo para manter sua pele mais jovem, está na alimentação.

Alguns alimentos que você consome podem afetar diretamente no envelhecimento da sua pele, assim como outros podem ajudar a rejuvenescer, suavizar rugas, deixar o cabelo brilhando e fortalecer suas unhas.

E para que você possa começar a colher desses benefícios a partir de hoje, trouxemos uma lista de alimentos que ajudam a manter a boa aparência da derme, e o melhor! Provavelmente você tem aí na sua casa.

1- Abacate

Os benefícios do abacate para a saúde incluem ajudar a hidratar a pele e os cabelos e melhorar a circulação sanguínea por conter gorduras saudáveis como o ômega 3, que atua como antioxidante e melhora o controle do colesterol.

Os benefícios do abacate para a pele são principalmente combater estrias, rugas e celulite por ser rico em vitamina C, que ajuda na formação do colágeno, substância que dá firmeza e elasticidade à pele.

Além disso, essa fruta também tem antioxidantes como as vitaminas C e E que ajudam a proteger e a evitar o envelhecimento das células da pele, deixando a aparência mais bonita e saudável.

2- Uva

Se você tem o desejo de conquistar a pele dos sonhos e ainda não incluiu a uva na sua rotina, deveria fazer isso o quanto antes. A uva é fonte de diversos nutrientes, ela é capaz de combater os radicais livres, prevenir o envelhecimento e nutrir a pele, além de agir contra diversas doenças.

Presentes nas pele da uva, o resveratrol e as proantocianidinas agem contra o envelhecimento precoce que, na maioria das vezes, é desencadeado pelo excesso ao sol, má alimentação, entre outros fatores externos. Essas substâncias são antioxidantes, capazes de combater os radicais livres que, em excesso, podem ser prejudiciais à pele, pois ajudam a acelerar a degradação do colágeno.

3- Azeite

Segundo o International Olive Council, o azeite é um produto repleto de vitaminas A, D, E e K. Com antioxidantes ativos e prontos para combater o envelhecimento, ele também atua na prevenção do câncer de pele, que pode ser causado pelo excesso de radiação.

O azeite de oliva extra virgem traz em sua composição, o oleocanthal, um excelente composto para exterminar processos inflamatórios do organismo. Rico em polifenóis e ótimos antioxidantes para rejuvenescer a pele.

4- Cúrcuma

A combinação da cúrcuma com outras plantas promove diversos benefícios para a saúde da pele, como por exemplo:

Reduz a acne – A cúrcuma tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a reduzir a acne;

Clareia a pele – A curcumina, substância presente na cúrcuma, ajuda a regular a produção de melanina, que dá a pigmentação da pele e, quando produzida em excesso, causa manchas em tons mais escuros, como o temido melasma;

Acelera a cicatrização e regeneração da pele – A cúrcuma é excelente  para quem sofre com espinhas, dermatite, eczemas, psoríase e cicatrizes causadas pela acne.

E-book Beleza Nutritiva

5- Cenoura

O ácido lipóico, presente na cenoura, revitaliza o rosto e, de quebra, ajuda a turbinar o bronzeado. Ela é um alimento antioxidante que nos ajuda a combater os radicais livres e assim evita o aparecimento das rugas e o envelhecimento precoce da pele.

De maneira geral, sua capacidade para servir de protetor contra a ação dos raios UV é importante. Destaca-se também sua ação hidratante, um fator necessário para que a pele funcione da melhor forma, sem se deteriorar.

E para completar, a cenoura promove a renovação das células da pele e retarda a presença das manchas e rugas que, inevitavelmente, começam a aparecer com a passagem do tempo. Da mesma forma, reduz a visibilidade de pequenas cicatrizes.

6- Tomate

O tomate é uma fonte rica em vitamina C e licopeno, com propriedade antioxidante. E o melhor é que ele faz bem para a pele: melhora a aparência, elimina a oleosidade e, consequentemente, previne contra a acne. 

Além desses benefícios, também combate os radicais livres, reduz hipertensão e proporciona maior resistência aos ossos.

7- Salmão

Por causa dos altos níveis de ômega-3, o consumo de salmão selvagem pode ajudar a proporcionar uma pele mais brilhante e hidratada. Além disso, os antioxidantes encontrados no salmão selvagem podem reduzir muito os efeitos dos danos dos radicais livres, que contribuem para o envelhecimento da pele.

Nosso organismo pode produzir o ômega-3 por conta própria, no entanto, alguns alimentos como salmão, óleo de canola e ovos enriquecidos com ômega-3 podem ajudá-lo a irradiar mais alegria. E todos sabemos que uma vida mais leve é sinônimo de juventude e saúde.

8 – Mamão

O mamão nutre a pele e não é comedogênico, sendo ótimo para hidratar a pele oleosa. A parte interna da casca do mamão também pode ser aproveitada e é ótima para auxiliar no clareamento de  manchas da pele do rosto. 

Basta esfregá-la no rosto por alguns instantes insistindo nas regiões afetadas e lavar a seguir água fresca.

9- Chocolate meio-amargo

Taí um bom motivo para comer chocolate – com moderação. Rico em flavonoides, o chocolate meio amargo tem propriedades antioxidantes que auxiliam no combate ao envelhecimento da pele. 

É indicado o consumo do chocolate com 70% de cacau, pois ele tem um maior potencial antioxidante. Chocolates com menos cacau, como os ao leite, são ricos em gorduras e perdem suas propriedades. Além disso, o cacau evita a flacidez e o envelhecimento da pele.

10- Castanha-do-pará

Existem muitos benefícios da castanha-do-pará para a pele e cabelo, sendo um excelente hidratante natural para a pele. Seu rico conteúdo mineral e vitamínico o torna ideal para curar a pele seca ou danificada.  

A castanha tem o poder de hidratar a pele e, por causa de suas propriedades rejuvenescedoras, é um tratamento antirrugas eficaz que renova a pele e reduz a aparência de linhas finas e envelhecimento.

Como por exemplo:

  1. Dá à pele um brilho saudável
  2. Melhora a elasticidade da pele para prevenir o envelhecimento prematuro
  3. Remove os radicais livres das células da pele, prevenindo rugas e o câncer de pele
  4. É um excelente emoliente para prevenir que a pele fique seca. Também previne condições como eczema e psoríase
  5. Protege a pele dos raios UV
  6. Incentiva o reparo e o crescimento celular
  7. É rico em ômega 3, vitamina E e selênio para tornar o cabelo saudável, brilhante e menos propenso a quebrar

Desses 10 alimentos que citamos, pelo menos 6 desses você deve ter aí na sua casa. E o melhor é que além de você não precisar passar por cirurgias, o preço que você gastaria com esses alimentos nem se compara com o valor que você pagaria com procedimentos estéticos para manter a pele mais jovem.

Não existe água mágica para te ajudar a manter a pele jovem e bonita, mas acredite, existe uma forma mil vezes mais gostosa e fácil de fazer isso. A resposta para uma aparência jovem está na natureza, e para a sua sorte, todos eles estão disponíveis para você.

2 comentários em “10 Alimentos para uma pele mais jovem”

  1. Bom dia 🌻 amei 💞 vou começar hoje mesmo sai da menopausa e minha pele está parecendo que andei de moto, qual é a quantidade desses alimentos para eu consumir.
    Grata Claudia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *