SkinCare também é coisa de macho: 7 dicas de cuidados masculinos

Uma rotina de skincare nunca teve como foco o público masculino. É fato.

Mulheres mostrando seus produtinhos de beleza, seguindo um ritual noturno e diurno ou cuidados com a pele era a coisa mais comum, e até o esperado dentro da categoria. Mas estamos falando de uma forma ultrapassada de se encarar os habitos.

De uns tempos para cá a coisa mudou e agora skincare não tem mais essa coisa de gênero. Hoje, uma rotina de cuidados é para quem quer uma pele bonita e saudável, e isso também inclui os homens.

Apesar do tabu ao redor da beleza masculina, muitos procuram a melhor forma de cuidarem da sua pele de uma forma saudável. 

Pensando nisso, resolvemos dar alguma dicas de skincare (nem precisamos falar da importância de atividades físicas e uma boa alimentação, né?) para você homem que está entrando agora nesse universo e se sente um pouco perdido – afinal, skincare também é coisa de macho!

SkinCare também é coisa de macho: 7 dicas de cuidados masculinos

1- Xô preconceito.

“Homem que é homem toma banho com sabão de coco”. 

Eu juro que já ouvi isso. Mas se você pensa assim, acho que esse post não é para você.

O primeiro ponto ANTES DE MAIS NADA é deixar de lado todo e qualquer tipo de preconceito ou crença de que homem não deve ser vaidoso ou se cuidar. Beleza? 

Podemos partir para a próxima etapa?

2- Limpeza

Uma coisa que é importante ficar clara, é que quanto antes você começar a cuidar da sua pele, melhor será sua aparência ao envelhecer. E o primeiro passo para começar é uma limpeza diária.

Primeiro de tudo: NUNCA use o mesmo sabonete do corpo em seu rosto. A pele facial geralmente é mais oleosa, e usar um produto corporal pode agravar essa característica e causar acnes na pele. O mais indicado é que você utilize um sabonete líquido em gel próprio para o rosto.

Evite os sabonetes em barra, pois ficam contaminados com o uso e acumulam bactérias que causam inflamações nos poros e outras dermatites – é melhor você anotar essa dica, ein?!

Higienizar seu rosto pelo menos 2 vezes ao dia é fundamental (dia e noite), mas você pode limpá-lo sempre que sentir que sua pele está ficando oleosa e brilhando. A água morna ajuda a dilatar os poros do rosto intensificando a limpeza, mas cuidado com o excesso de banhos quentes (para quem limpa o rosto durante o banho), pois a pele fica mais oleosa. 

E quem tem pele seca, o que muda? Bom, troque o sabonete líquido em gel por um em creme ou espuma. Essas outras fórmulas costumam ter óleos naturais que ajudam a restaurar a vitalidade e beleza da pele.

3- Esfoliação

Um passo muitas vezes ignorado pelos homens, mas extremamente fundamental para uma skincare eficiente. Os produtos esfoliantes têm partículas minúsculas que limpam a pele a fundo e retiram a sujeira e a oleosidade, além de células mortas da camada superficial. Assim, a pele fica lisa e macia.

Aconselho, se não pesar no seu orçamento, ter um outro esfoliante mais encorpado, com grânulos maiores, para usar uma ou duas vezes por semana. Estes costumam agir como máscaras faciais, sendo ricos em vitaminas e hidratantes que reduzem as linhas de expressão e potencializam outros cosméticos desta rotina.

4- Tonificação

Esse é um passo muito incompreendido pelos homens – mas relaxa, que por muitas mulheres também – pode até ser meio chato ter que pegar o algodão e passar o tonificante por todo o rosto 2 vezes ao dia, mas acredite, é só uma questão de adaptação, depois que você entra no modo automático fica muito mais fácil.

Mas você deve estar se perguntando… “mas qual é o objetivo desse tal tonificante?”

Quando você esfolia a pele, os poros do seu rosto ficam abertos e dilatados, sendo assim, ficam expostos a sujeiras e bactérias – que é uma das principais causas de acnes e cravos  

Portanto, mesmo que você considere o tônico uma perda de tempo, ele realmente pode ser a peça que faltava no seu quebra-cabeça de skincare e controle da acne. Opte pelo tônico que também tem funções adstringente, pois além de eliminar as impurezas da pele, suavizar e refrescar, eles também minimizam os poros, auxiliam no controle da oleosidade, previne flacidez e são levemente cicatrizantes e calmantes. 

5- Hidratação

Em hipótese alguma esse passo deve ser pulado. É super importante manter a pele hidratada ao longo do dia para garantir sua resistência contra as agressões externas, como vento, sol e poluição. 

Dependendo do hidratante, algumas fórmulas podem vir com vitamina C, um importante antioxidante que estimula o colágeno (proteína que dá firmeza à pele), atuando na renovação celular e combatendo os efeitos da radiação na pele. Um importante anti-age (anti-idade)  para quem ainda é jovem.

6- Protetor solar

O tão famoso e conhecido protetor solar realmente é um ponto chave para a sua rotina de skincare. Apesar de muitos produtos virem com fator de proteção solar, como: máscaras faciais e hidratantes, não é indicado somente confiar neles, pois o fator de proteção solar deles não é suficiente.

Não importa a cor da sua pele, o indicado é usar no mínimo um FPS 30, e usá-lo todos os dias. Escolha sempre os filtros com ampla proteção solar anti-UVA e UVB, garantindo a proteção contra queimaduras solares e envelhecimento prematuro da pele – ninguém aqui quer rugas, certo?

7- Conte com produtos facilitadores

Procure produtos que posso somar com você nesse momento. Existem diversas opções no mercado à base de colágeno ou ácido hialurônico que podem ser definitivos para o avanço dos seus resultados e até a aceleração de todo o processo.

Cuidar da pele não precisa ser um bicho de 7 cabeças, e acredite… você pode fazer sua rotina de skincare em menos de 10 minutos! 

Tire um tempo para cuidar da saúde da sua pele, pode até parecer meio desnecessário agora, mas acredite, ao longo dos anos você verá como uma rotina de skincare teria sido fundamental.

Não vai esperar 10 anos para correr atrás do prejuízo, né?!

 Então que tal cuidar da saúde do seu rosto hoje? 

Younger Derm Care

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *