Posso suplementar colágeno se já tomo Whey protein? | 3 dúvidas sobre a suplementação

Posso suplementar Colágeno Verisol se já tomo Whey protein? | 3 dúvidas sobre a suplementação

Hoje em dia existem diversas opções de suplementos no mercado com as mais variadas funções. Alguns são focados em engordar, emagrecer, gerar massa magra, e o queridinho do momento é o colágeno Verisol, muito utilizado para o rejuvenescimento da pele.

É comum que surjam dúvidas na hora de suplementar, e é muito importante saber como utilizar os produtos da maneira correta. Pensando nisso, hoje responderemos 3 dúvidas comuns sobre a suplementação de colágeno e sua interação com outras substâncias.

Posso tomar Colágeno Verisol junto com outro suplemento?

Sim, os peptídeos de colágeno Verisol podem ser tomados livremente junto com outros suplementos, desde que eles sejam à base de vitaminas e minerais. Se for um suplemento à base de proteína, existem algumas restrições, que veremos no decorrer desse texto.

Posso tomar Colágeno Verisol se já faço uso de Whey protein?

Sim, pois o colágeno Verisol® e o Whey protein são proteínas com objetivos e perfis de aminoácidos diferentes. Enquanto o colágeno Verisol® possui um perfil de aminoácidos específico para produção de colágeno na pele e não deve ser contabilizado como fonte proteica na dieta, o Whey protein possui um perfil de aminoácidos direcionado para a síntese muscular proteica. 

Numa comparação rápida, seria necessário ingerir 103 g de Whey para obtenção da mesma dose do aminoácido hidroxiprolina (principal “matéria prima” para síntese de colágeno) presente em 2,5g dos peptídeos de colágeno. 

Porém sugerimos não ingerir os dois produtos no mesmo momento para que não haja competição e diminuição de absorção dos peptídeos de colágeno Verisol®. O ideal é tomar em horários distintos, de preferência com pelo menos 1 a 2 horas de diferença.

Posso tomar dois produtos com colágeno ao mesmo tempo?

Depende! Primeiro você tem que saber qual o tipo de colágeno você está tomando. Existem vários tipos de colágenos. Os principais são o colágeno tipo I e tipo II.

Caso faço uso de produtos com colágeno tipo II, que são produtos voltados para fins terapêuticos como dores articulares, não haverá nenhum problema em usar o Colágeno Verisol, que é um produto à base de peptídeos de colágeno tipo I, voltado para rejuvenescimento da pele.

Caso faça uso de algum outro produto à base de colágeno tipo I, o ideal é tomar apenas um para não sobrecarregar o organismo com uma quantidade maior de colágeno. Os estudos clínicos realizados com o Verisol® não mostram evidência de reações adversas nas doses de 2,5g ou 5,0 g, mas como ambas as doses mostraram resultados similares, não há necessidade de se ingerir uma dose maior.

Você sabia que existem pelo menos 28 tipos de colágeno?

O tipo I é o principal componente da matriz extracelular na derme da pele, onde exerce um importante papel estrutural que é essencial para a firmeza e elasticidade da pele.

O tipo II modula a resposta imune em relação ao colágeno tipo II e previne o “ataque” autoimune às cartilagens, levando a uma diminuição da inflamação e da dor.

Portanto, enquanto os produtos com colágeno tipo I são direcionados para saúde e beleza da pele, os produtos com o colágeno tipo II são direcionados para fins terapêuticos, como problemas articulares.

Você tem alguma outra dúvida sobre a suplementação de colágeno? Conta pra gente que a gente responde. 😉

Younger Derm
Foto da Graziella Silvestre Marques

Graziella Silvestre Marques
Farmacêutica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Experiência acadêmica como Especialista em Skincare, Especialista em Farmacologia Clínica, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutora em Inovação Terapêutica.

Trabalha como especialista de skincare, com foco na divulgação de informação de qualidade e consultoria e mentoria nos cuidados com a pele. E como farmacêutica e gestora da empresa Sou Younger, desde o desenvolvimento dos produtos, até sua comercialização.

8 comentários em “Posso suplementar Colágeno Verisol se já tomo Whey protein? | 3 dúvidas sobre a suplementação”

    1. Você pode consumir os dois produtos, porém recomendamos que seja em horários diferentes para que não haja competição de absorção entre os peptídeos e aminoácidos. Na prática pode até não atrapalhar a absorção, mas para garantir uma melhor absorção, recomendamos evitar o uso frequente dos dois no mesmo horário.

  1. Olá
    Gostaria de saber se posso tomar o colágeno verisol com a creatina???
    E se sim, se devo tomar separado ou pode ser junto???
    Grata desde já!!!

  2. Tenho sim… tomo o nutren Beauty… meu nutri receitou no lugar do whey… estou com uma queda de cabelo acentuada… acima do que ocorre normalmente… lendo a matéria fiquei em dúvida, pois esse nutren oferta o colágeno verisol, e não a função do whey para ajudar no ganho de massa muscular, e agora não sei se continuo com o whey de antes hidrolisado… ah… sou bariátrica a 4 meses!

    1. Ola bom dia, tenho 44 anos, gostaria de saber se posso tomar cologenio tipo 1,2 e 3, junto com whey protein, aginina e creatina? Faço musculação e sinto muita dor no ombro, obrigado.

      1. Não recomendamos tomar os 3 tipos de colágeno no mesmo horário para que não haja competição da absorção entre eles. Da mesma forma, não recomendamos tomar com frequência nenhum tipo de colágeno junto com o Whey, arginina e creatina no mesmo momento. Na prática pode até não atrapalhar a absorção, mas como todos possuem ou são aminoácidos, recomendamos evitar o uso frequente de todos juntos no mesmo horário.

  3. Eu tenho depressão e me alimento muito pouco, não consigo ir a academia. Já tomo colageno verisol a 3anos.Gostaria de saber se posso tomar way protein concentrado a noite.

    1. Sim, pois o colágeno Verisol® e o Whey protein são proteínas com objetivos e perfis de aminoácidos diferentes. Enquanto o colágeno Verisol® possui um perfil de aminoácidos específico para produção de colágeno na pele, o Whey Protein é direcionado para a síntese muscular proteica. Sugerimos, Contudo, não ingerir os dois produtos no mesmo momento para que não haja competição das proteínas e diminuição de absorção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *