Tomar colágeno hidrolisado funciona mesmo?

Taí um assunto que sempre dá o que falar: o colágeno!
Mas afinal de contas porque existe tanta polêmica sobre a eficácia do uso oral de colágeno? Será que tomar colágeno hidrolisado funciona mesmo?

Suplementar colágeno funciona mesmo?

E aí, tomar colágeno funciona ou não?

O grande debate sobre tomar colágeno é que o colágeno ingerido não teria como “chegar” como colágeno pronto no corpo por ser uma molécula grande e de alto peso molecular. Como assim?

O colágeno é uma proteína. E as proteínas são moléculas grandes formadas por várias moléculas pequenas chamados aminoácidos. Portanto, ao chegar no trato gastrointestinal, o colágeno é degradado e absorvido na forma de aminoácidos que através da corrente sanguínea podem ser levados para qualquer parte do nosso corpo para síntese de colágeno ou outras proteínas. Portanto, realmente não existe nenhuma garantia que consumir colágeno in natura irá estimular a formação de colágeno no nosso corpo. 

Mas por que existem então tantos produtos à base de colágeno? 

Porque o colágeno de fato é uma proteína essencial para estrutura e bom funcionamento de nosso corpo. Sua fama na suplementação se dá principalmente por ele ser o principal responsável pela firmeza e elasticidade da nossa pele e mobilidade das articulações. Além disso, hoje contamos com novas tecnologias para obtenção do colágeno, que tornam ele um produto bem biodisponível (absorvido pelo organismo) e eficaz. 

Como saber quais são os tipos colágeno que fazem efeito?

Parece complicado, mas é mais simples do que você pode imaginar. O principal ponto é escolher produtos que utilizem na sua composição o colágeno hidrolisado ou, preferencialmente, os peptídeos de colágeno. Além disso, dê preferência também a produtos que possuam associação com outros nutrientes que estimulem a formação de colágeno, como a vitamina C.

E qual a diferença entre o colágeno hidrolisado e os peptídeos de colágeno?

O colágeno hidrolisado é obtido através de um processo de quebra do colágeno in natura. Esse processo de quebra, chamado hidrólise, formam os fragmentos menores do colágeno, tornando possível sua melhor absorção pelo organismo. 

Já os peptídeos de colágeno são fragmentos menores do que o colágeno hidrolisado. Eles são obtidos através de um processo de quebra do colágeno que já passou pelo processo de hidrólise. Esse processo de quebra é realizado por enzimas que geram então fragmentos menores e com absorção ainda mais eficaz.

Diferença entre colágeno, colágeno hidrolisado e peptídeos de colágeno

Além disso, hoje existem marcas de peptídeos de colágeno com combinações específicas de aminoácidos que permitem sua atuação com mais especificidade em determinadas áreas do nosso corpo. 

Como assim?

Existem marcas de colágeno que utilizam tecnologias patenteadas para obtenção desses peptídeos através do uso de enzimas exclusivas que quebram o colágeno em fragmentos com combinações de aminoácidos mais efetivas para atuação em locais distintos no nosso organismo. 

Portanto antes de comprar um suplemento à base de colágeno é importante saber qual o seu objetivo. Se o seu objetivo for rejuvenescimento, firmeza da pele, redução de celulite e fortalecimento de unhas, o melhor colágeno é o Verisol®.

O que é colágeno Verisol®?

O Colágeno Verisol® é uma marca de peptídeos bioativos de colágeno específicos para pele e que são obtidos através de uma tecnologia alemã̃ exclusiva que garante sua absorção pelo organismo e sua atuação diretamente derme, a camada mais profunda da pele, gerando vários benefícios já comprovados em diferentes estudos clínicos com humanos.

Confira os benefícios já comprovados e que atestam a eficácia do Verisol®:

  • Rejuvenescimento da pele
  • Redução de rugas
  • Aumento de firmeza e elasticidade da pele
  • Melhora da suavidade e microrrelevo da pele
  • Redução de celulite e melhora da ondulação da pele
  • Fortalecimento e crescimento das unhas

É importante observar que a ação do Verisol® é bastante ampla. Como ele é um nutriente que age de dentro para fora, seus benefícios não se restringem apenas a uma área específica da nossa pele. Tomar colágeno funciona e o Verisol® age na pele como um todo. Por isso além dos desejados benefícios na atenuação das rugas, ele ainda atua melhorando a firmeza da pele de todo o corpo.  Lembrando que para melhores resultados é importante conhecer o que causa a flacidez para adoção de novos hábitos que auxiliem na sua prevenção e tratamento.

E como saber quais produtos possuem Verisol® na sua composição?

Os produtos que possuem Verisol® são classificados como nutricosméticos ou nutracêuticos e devem apresentar uma logo com o nome Verisol® em sua embalagem, como nesse exemplo do Younger Derm Care que é um nutricosmético para rejuvenescimento e firmeza da pele e fortalecimento e crescimento de cabelos e unhas.

Quer ver como o Verisol® age dentro do nosso organismo? 

Pare 2 minutinhos para ver esse vídeo e você vai entender como tomar colágeno funciona dentro do nosso corpo! 

Portanto a dica de ouro na escolha de um bom colágeno é olhar a sua composição. Sem sombra de dúvidas os peptídeos de colágeno são a melhor forma de suplementar colágeno no nosso organismo. E se for um colágeno para rejuvenescimento os melhores peptídeos são o da marca Verisol®.

Lembre-se sempre de procurar a logo do Verisol® nos produtos que estiver pesquisando. 

Deixa seu comentário se ficou com alguma dúvida se tomar colágeno funciona mesmo!

Referências

Bolke L, Schlippe G, Gerß J, Voss W. A Collagen Supplement Improves Skin Hydration, Elasticity, Roughness, and Density: Results of a Randomized, Placebo-Controlled, Blind Study. Nutrients. 2019 Oct 17;11(10).

Choi FD, Sung CT, Juhasz ML, Mesinkovsk NA. Oral Collagen Supplementation: A Systematic Review of Dermatological Applications. J Drugs Dermatol. 2019 Jan 1;18(1):9-16.

Hexsel D, Zague V, Schunck M, Sieg C. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of Cosmetic Dermatology 16(4) · August 2017

Proksch E, Schunck M, Zague V, Segger D, Degwert J, Oesser S: Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin Pharmacol Physiol. 27: 113-19, 2014.

Proksch E., Segger D., Degwert J., Schunck M., Zague V., Oesser S. Oral Supplementation of Specific Collagen Peptides Has Beneficial Effects on Human Skin Physiology: A Double-Blind, Placebo-Controlled Study Skin Pharmacol Physiology, 2013 

Pujol A. P. Nutrição aplicada a estética, 2ª edição, 2020.

Schunck, M; Zague V, Oesser S, Proksch E. Dietary Supplementation with Specific Collagen Peptides Has a Body Mass Index-Dependent Beneficial Effect on Cellulite Morphology JOURNAL OF MEDICINAL FOOD, J Med Food 00 (0) 2015, 1–9, DOI: 10.1089/jmf.2015.0022,

2 comentários em “Tomar colágeno hidrolisado funciona mesmo?”

  1. Gostei muito das informações publicadas. Poderia me informar sobre qual o melhor colágeno para o caso de preservação das cartilagens, como joelho e quadril?
    Obrigado

    1. O melhor colágeno para articulações é o colágeno tipo 2, pois é a principal proteína estrutural encontrada nas cartilagens e articulações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *