Lavar o rosto parece uma coisa bem simples… mas calma lá! É muito comum que as pessoas cometam erros ao lavar o rosto, e isso interfere e muito na qualidade da pele.
Se você não fizer isso da maneira correta pode prejudicar sua pele de diversas formas (e não é isso que a gente quer, não é mesmo?!)😫
Por isso, trouxemos 5 dicas para você nunca mais errar.
5 erros ao lavar o rosto que talvez você esteja cometendo diariamente.
- Não lavar as mãos
Você já sabe de cor e salteado que o ideal é lavar o rosto de manhã e à noite. Mas, e as mãos? As lavou antes de aplicar o produto de limpeza? Não adianta escolhermos a dedo o limpador facial se não limparmos bem as mãos antes de o aplicar.
- Lavar o rosto só com água
A água por si só não tem a capacidade de remover óleo, sebo e sujeiras. Dessa forma, a pele não estará pronta para receber os ativos dos cosméticos e empurrando a sujeira para dentro dos poros podem surgir comedões e acnes.
- Lavar o rosto muitas vezes ao dia
Quem tem pele oleosa pode achar que lavar o rosto várias vezes ao dia vai deixá-la com a sensação de mais sequinha, mas o que acontece é exatamente o contrário. Quando tiramos muito óleo da nossa pele, ela compensa produzindo ainda mais óleo. E isso pode acontecer com todos os tipos de pele.
- Tomar banho muito quente
Muitas pessoas não abrem mão de tomar aquele banho quentinho. Humm.. só de pensar em chegar em casa, tomar um banho quente e me enfiar no meu roupão a vida já parece até mais doce.😋🛀
Porém muita gente não sabe que a temperatura da água pode ser um inimigo para a pele.
Com a alta temperatura removemos toda a oleosidade natural da pele e o resultado é barreira cutânea afetada e pele desidratada, efeito rebote e dilatação dos poros. Além disso, não é indicada para quem tem melasma.
Mas ainda bem que estamos aqui para trazer dicas quentinhas (com permissão do trocadilho) para minimizar esse (delicioso) impacto:
- Avaliar a temperatura! 🌡 O ideal é que a temperatura do banho esteja próxima aos 37ºC para minimizar o impacto sobre a pele;
- Evitar passar mais de 10 minutos no banho;⏰
- Evitar esponjas ásperas;🧽
- Usar sabonete do corpo no rosto
Esse é um dos maiores erros ao lavar o rosto. Você entra no banho e enquanto ensaboa o corpo, passa o mesmo sabonete no rosto? Então é hora de repensar esse hábito. Ao não optar por fórmulas específicas para seu rosto, e usar um sabonete corporal na face, você pode entupir os poros, causando espinhas, cravos e inflamações.
Sabonete líquido ou barra: Qual o melhor para a minha pele?
Essa é uma dúvida frequente das pessoas… muitas imaginam que a melhor forma de utilizar o sabonete seja na forma líquida, mas na hora de escolher um produto fazem a opção pelo sabonete em barra.
Então vamos explicar um pouco sobre as diferenças de cada um.
Os sabonetes líquidos têm o pH mais próximo do pH natural da pele, que gira em torno de 5,5, e são os mais indicados para a pele facial. Além de serem mais higiênicos, por não acumularem bactérias. E mais estáveis para inclusão de ativos como clareadores, rejuvenescedores e antioleosidade.
Já os sabonetes em barra, podem acumular bactérias e causar danos como inflamação e obstrução dos poros. Além de ter um pH diferente do pH facial , o que gera um desequilíbrio do manto hidrolipídico e pode causar ressecamento.
O mais importante além de conhecer os benefícios de cada produto é ter uma rotina de skincare, e higienizar o rosto pelo menos 2 vezes ao dia.
E qual tipo de sabonete líquido é o melhor? 🤷🏽♀️
Depende do seu tipo de pele e da sensibilidade dela, pois cada produto tem uma composição específica. Uma opção mais suave para pele sensível são os sabonetes em mousse ou espuma. 🧖🏻♀️
Quer saber mais sobre cuidados com a pele? Baixe o nosso e-book gratuito e conheça os 3 passos mais importantes para conquistar uma pele mais jovem, bonita e saudável! 📚
Graziella Silvestre Marques
Farmacêutica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Experiência acadêmica como Especialista em Skincare, Especialista em Farmacologia Clínica, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutora em Inovação Terapêutica.
Trabalha como especialista de skincare, com foco na divulgação de informação de qualidade e consultoria e mentoria nos cuidados com a pele. E como farmacêutica e gestora da empresa Sou Younger, desde o desenvolvimento dos produtos, até sua comercialização.