O colágeno é o responsável por dar firmeza e sustentação à pele, você já sabe, mas apesar de serem produzidas pelo próprio corpo, as fibras de colágeno vão se degradando ao longo do tempo, abrindo espaço para o aparecimento de rugas e linhas de expressão no rosto.
Estudos mostram que a partir dos 25 anos, nosso corpo começa a perder cerca de 1% de colágeno ao ano, fazendo com que nossa pele fique flácida e dê lugar ao aparecimento de linhas de expressão e rugas.
Após a menopausa, essa perda é ainda maior. Perdemos em torno de 10% nos primeiros cinco anos da menopausa.
Felizmente, é possível você retardar a perda de colágeno da pele parando com alguns pequenos hábitos.
1. Não usar filtro solar todos os dias
Muita gente ainda acha que o filtro solar só deve ser usado na praia ou na piscina. Mas o certo é aplicar o protetor, principalmente o facial, todos os dias! O que acontece é que o sol é um dos principais causadores das rugas e da flacidez por formar os radicais livres, que quebram as fibras de colágeno. Isso pode acontecer até mesmo em dias nublados ou quando você está indo da sua casa para o trabalho. Se quiser saber mais sobre esse assunto, fizemos um post sobre isso aqui.
2. Não usar creme hidratante facial
Uma pele ressecada também pode acelerar a perda de colágeno por causa da falta de água. Por isso, deixar de apostar no creme hidratante, principalmente após os 30 anos, pode acelerar a flacidez e o surgimento de rugas e linhas de expressão na pele. Alem disso, alguns cremes hidratantes também possuem ativos rejuvenescedores que estimulam a produção de colágeno ou ajudam a proteger as fibras de colágeno que já existem na derme, evitando que elas se degradem.
Dica: na hora de hidratar a pele, não esqueça de aplicar o creme em áreas do pescoço e do colo, que também sofrem com a flacidez por serem mais finas.
3. Beber pouca água
Uma das maiores recomendações dos médicos não é orientada à toa: beber cerca de 2 litros de água por dia é um hábito essencial para manter a saúde e a boa aparência da pele porque o líquido vai hidratar de dentro para fora. Assim, uma pele que não é hidratada naturalmente também pode abrir espaço para a ação acentuada dos radicais livres sobre o colágeno.
4. Não limpar a pele
Já parou para pensar que estamos expostos à poluição o dia inteiro? E a nossa pele é quem acaba sofrendo com o desgaste, mesmo sem a gente perceber. O que acontece é que os gases do ar poluído acabam fixando na nossa pele, que absorve as toxinas. E são essas toxinas que formam radicais livres, que quebram as fibras de colágeno mais rápido.
Solução: além de limpar o rosto com sabonete próprio para o tipo de pele, uma dica é apostar em produtos que fazem limpeza profunda uma vez por semana, como máscaras de argila detox ou um esfoliante facial também de acordo com o tipo de pele, pois peles sensíveis ou com melasma requerem uma limpeza mais suave.
Tem como estimular e recuperar o colágeno da pele?
Há diversas formas de estimular a produção de colágeno e repor a substância na pele. Exemplos que podem ser citados: por meio do uso de dermocosméticos que possuam ácido hialurônico e retinol e de uma alimentação nutritiva.
Então é possível obter colágeno por meio da alimentação?
O colágeno é encontrado em alimentos como frango, porco, carne bovina ou pele de peixe, ou mesmo na gelatina.
Infelizmente, porém, não há comprovação científica da absorção e dos benefícios do colágeno in natura presente nos alimentos, por se tratar de uma proteína de alto peso molecular que é absorvida na forma de aminoácidos, que podem ter diversos efeitos no corpo e não necessariamente formam um novo colágeno.
É por isso que os melhores suplementos de colágeno usam os peptídeos de colágeno, que são pequenos fragmentos de colágeno que devem ser absorvidos da maneira mais eficaz possível para estimular a produção de novo colágeno, conforme comprovado por estudos científicos. Se quiser saber mais sobre esse assunto, fizemos um post sobre isso aqui.
Os peptídeos de colágeno Verisol são os principais nutrientes do Younger Derm Care, o suplemento de colágeno mais completo do mercado.
Além de contar com toda a eficácia do colágeno Verisol, o Younger ainda possui mais 13 nutrientes que promovem não só o estímulo da produção de colágeno, como também atua em diferentes mecanismos que estão envolvidos na redução de rugas e celulite, aumento da firmeza da pele e no fortalecimento de unhas e cabelos.
E aí, quais desses hábitos você está deixando de lado?