Maquiagem envelhece a pele? E se eu dormir de maquiagem?

Maquiagem envelhece a pele? E se eu dormir de maquiagem?

Muitas perguntas passam na cabeça das mulheres todos os dias a respeito do uso da maquiagem: Será que maquiagem envelhece a pele? Eu posso dormir de maquiagem? O que acontece se eu não utilizar pincéis limpos para me maquiar? 

E hoje a gente tá aqui pra tirar todas as dúvidas de vocês.

Existem mulheres que AMAM e não vivem sem maquiagem, aquelas que são adeptas apenas ao batonzinho e outras que não utilizam nada.💄

Qual delas vocês acham que vai envelhecer primeiro? Será que a maquiagem envelhece a pele?

Na verdade, a maquiagem não é um fator que está atrelado ao envelhecimento precoce. Isso é mito! E se a maquiagem tiver filtro solar, hidratante e antioxidante na composição, o seu uso poderá até trazer benefícios adicionais, sobretudo para peles com melasma e que precisam de uma dose extra de proteção contra o sol.

Mas e toda aquela história que a gente tanto escuta que a maquiagem envelhece a pele?

O problema não está no uso habitual da maquiagem, mas na sua remoção inadequada. A mulher que ama maquiagem precisa dedicar um tempo a mais para remover bem os resquícios dessa make.

Dormir de maquiagem faz mal para a pele?

Pode acreditar… dormir de maquiagem causa mais problemas para a sua pele do que você pode imaginar.

Acelerar o envelhecimento da sua pele, aumentar a oleosidade e causar cravos e espinhas em excesso.😕

Esse mau hábito também propicia o aparecimento de rugas, poros dilatados e a perda de viço, evitando a renovação da pele e aumentando a probabilidade de aparecerem manchas e marcas no rosto.

Portanto, nunca deixe de higienizar a pele e retirar todos os vestígios de maquiagem (eu disso todos, hein?!), protetor solar, poluição e outros produtos utilizados durante o dia.💦 Dormir de maquiagem, nunca mais!

A utilização de um demaquilante facial, além de lavar o rosto com água e um sabonete específico para o seu tipo pele, é indicada para remover todas as impurezas profundamente, função que apenas a higienização não é capaz de realizar completamente.

Existem vários demaquilantes disponíveis no mercado. Os mais comuns pra uso diário são a água micelar e os óleos de limpeza facial (em inglês, cleasing oil), queridinhos das asiáticas.

Grave isso, o segredo para que a maquiagem não interfira no envelhecimento da pele, está na sua limpeza adequada.

E outro perigo enorme para a pele é o de não lavar adequadamente os pincéis de maquiagem.

Um pincel sujo é mais perigoso do que você imagina

As mulheres que amam maquiagem tem os pincéis como seus aliados para a make perfeita. Porém muitas vezes a rotina de limpeza desses pincéis não é feita corretamente, e o acúmulo e envelhecimento de produto nas cerdas pode ocasionar o surgimento de bactérias e proliferação de fungos nocivos à saúde, levando à infecções na pele, alergias e até piora a acne. 😰

Reunimos algumas dicas de como higienizar os seus pincéis de maquiagem:

  • Realizar a limpeza a cada 15 dias;
  • Para uma limpeza profunda usar um xampu neutro (de bebê) ou um produto específico;
  • Após a limpeza, retirar o excesso de água e deixar secar ao ar livre.

A YOU BEAUTY ressalta a beleza da mulher brasileira com ou sem maquiagem.

Marca aqui aquela amiga que ama uma make!

E se quiser saber mais sobre cuidados com a pele, baixe o nosso e-book gratuito “A Tríade da Pele Perfeita: O seu guia completo antienvelhecimento” e conheça os 3 passos mais importantes para conquistar uma pele mais jovem, bonita e saudável, do jeito que você sempre sonhou!

E-book A tríade da pele perfeita
Foto da Graziella Silvestre Marques

Graziella Silvestre Marques
Farmacêutica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Experiência acadêmica como Especialista em Skincare, Especialista em Farmacologia Clínica, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutora em Inovação Terapêutica.

Trabalha como especialista de skincare, com foco na divulgação de informação de qualidade e consultoria e mentoria nos cuidados com a pele. E como farmacêutica e gestora da empresa Sou Younger, desde o desenvolvimento dos produtos, até sua comercialização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *